UFSCar divulga nova data que outorga Honoris Causa a Leci Brandão
No dia 8 de dezembro a UFSCar realiza a outorga do título de Doutora Honoris Causa à cantora, compositora e deputada estadual Leci Brandão, em uma sessão solene do Conselho Universitário (ConsUni) aberta ao público da Universidade no Campus São Carlos. A programação completa do evento será divulgada em breve.
A cerimônia, anteriormente prevista para dia 18 de setembro, havia sido adiada por conta da saúde da homenageada, que inspirava cuidados. Segundo sua assessoria, Leci Brandão se recupera de forma progressiva e poderá participar da cerimônia na nova data.
A iniciativa de concessão do título partiu de uma comissão composta pelos docentes Róbson Pereira da Silva, Gleidylucy Oliveira da Silva, Renilson Rosa Ribeiro e Adelcio Camilo Machado, vinculados ao Departamento de Ciências Sociais (DCSo) e ao Departamento de Artes e Comunicação (DAC) e pelas docentes da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ana Flávia Magalhães Pinto e Thaís Leão Vieira.
A apresentação da proposta foi feita pelos professores Róbson, Gleidylucy e Adelcio na 282ª reunião do ConsUni (27/6), a partir do documento “Fundamentação regimental à proposição ao ConsUni-UFSCar de outorga do título de Doutor Honoris Causa à Leci Brandão” (link externo), enviado previamente ao conselho. Os docentes destacaram as atuações artística e política de Leci Brandão, que simbolizam a resistência e a representatividade negra no Brasil.
Leci Brandão é a primeira mulher negra a receber o título de Doutora Honoris Causa na UFSCar, que já homenageou nomes como Carolina Bori, Raduan Nassar e Demerval Saviani. O Honoris Causa é atribuído a pessoas que atuam no avanço e na promoção do conhecimento e que desenvolvem ações que causam impacto social e político, especialmente em temas como educação, direitos humanos, igualdade e inclusão.