Mapa do Site
Uma visão geral do conteúdo disponível no site. Mantenha o ponteiro do mouse sobre o item por alguns segundos para visualizar sua descrição.
- Institucional
- Indicadores
-
Repositório
- Racismo e injúria racial sob a ótica do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
- Estudantes negros ingressantes na universidade por meio de reserva de vagas : um estudo sobre processos educativos de construção de identidade negra e pertencimento étnico-racial no ensino superior
- O curso de pedagogia e a diversidade étnico-racial: trilhando caminhos
- Desejo de branqueamento: uma análise da questão étnico-racial em Anjo negro de Nelson Rodrigues
- Identidade e pertencimento étnico-racial em Cabo Verde sob a lente dos manuais escolares de língua portuguesa
- Processos educativos da Capoeira Angola e construção do pertencimento étnico-racial
- Pertencimento étnico-racial e ensino de História
- Estabelecimento de classes de estímulos equivalentes com estímulos significativos: investigando a atitude racial preconceituosa
- Percepção de discriminação racial em crianças brasileiras
- Educação das relações étnico-raciais para crianças: reflexões a respeito de uma mídia musical
- O processo de construção identitária e pertencimento étnico-racial de estudantes pardos no ensino superior
- Professores negros, experiências de discriminação, de racismo e pedagogias anti-racistas
- Redução do preconceito racial: uma investigação analítico-comportamental
- Busca de práticas pedagógicas de professores do ensino médio: racismo e intolerância na escola
- Narrativas de Thereza Santos: contribuições para a educação das relações étnico-raciais
- Relações étnico-raciais na formação de psicólogas/os: uma análise dos projetos pedagógicos de três cursos de graduação em psicologia, de universidades públicas no estado de São Paulo
- Antirracismo e educação: uma análise das diretrizes normativas da UNESCO
- Relações entre surdos e intérpretes de língua de sinais: um estudo sob uma perspectiva ética-racial
- Um estudo sobre a creche: o que as práticas educativas produzem e revelam sobre a questão racial?
- Educação de mestiços em famílias inter-raciais
- Ação afirmativa e cotas: um percurso pela imprensa brasileira (de 1995 a 2002)
- A educação das relações étnico-raciais no ensino de Ciências: diálogos possíveis entre Brasil e Estados Unidos
- Os debates do significado de educar para as relações étnico-raciais na educação brasileira
- Musicalidades negras na educação musical: uma reflexão sobre os currículos de formação docente na perspectiva da Lei. 10.639/03
- Educação das relações étnico-raciais: contribuições de cursos de formação continuada para professoras(es)
- Entre sambas e rezas: vivências, negociações e ressignificações da cultura afro-brasileira no Bexiga
- Trajetória de vida de intelectuais negros (as) : contribuição para a educação das relações étnico-raciais
- A especificação da ação afirmativa no Brasil: a experiência do centro nacional de cidadania negra em Uberaba - MG
- Monteiro Lobato, o "cancelado" de Taubaté: outros significados da denúncia à obra As Caçadas de Pedrinho
- Os olhos de Ojuobá: experiências docentes para a educação das relações étnico-raciais no ensino fundamental da rede pública municipal de Sorocaba
- Educação das relações étnico-raciais: processos educativos decorrentes do brincar na educação infantil
- Pedagogia a lápis cor de pele: educação das relações étnico-raciais em cursos de pedagogia de universidades públicas localizadas no estado de São Paulo
- A temática indígena e a diversidade cultural nos livros didáticos de história: uma análise dos livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático
- Articulação entre questões étnicas e raciais e a Educação de Pessoas Jovens e Adultas em propostas pedagógicas difundidas pelo site do Ministério da Educação
- Baile do Carmo: festa, movimento negro e política das identidades negras em Araraquara-SP
- The science of racial improvement: historical considerations about Brasilian eugenic education
- Os estudos sobre educação e relações étnico-raciais no norte do Brasil : um campo em formação?
- Pedagogia antirracista junto a uma turma da educação infantil na cidade de São Carlos: processos educativos decorrentes:
- Preconceitos e discriminações raciais: um olhar de professoras sobre seus(suas) alunos(as) negros(as)
- Raça, identidade e cidadania: uma análise dos trabalhos apresentados na ANPOCS e na ANPED (1988-2003)
- Raça, identidade e cidadania: uma análise dos trabalhos apresentados na ANPOCS e na ANPED (1988-2003)
- Movimento negro no cenário brasileiro: embates e contribuições à política educacional nas décadas de 1980-1990
- O Programa Universidade para Todos e a inserção de negros na educação superior : a experiência de duas Instituições de Educação Superior de Mato Grosso do Sul - 2005 - 2008
- Educação infantil e educação das relações étnico-raciais: motivações docentes, possibilidades e desafios nos centros de educação infantil de Sorocaba (SP
- Biologia, África e identidades sociais: a representação produzida pelos discursos sobre genética e evolução em livros didáticos
- Cultura negra na sala de aula: pode um cantinho de africanidades elevar a auto-estima de crianças negras e melhorar o relacionamento entre crianças negras e brancas?
- Jogos de origem ou descendência indígena e africana na educação física escolar:educação para e nas relações étnico-raciais
- Condicionantes históricos e sociológicos do genocídio de Ruanda em 1994 : escritos da dor
- A - falta de - representatividade negra nos livros didáticos de filosofia do ensino médio
- A historicidade biológica da cor da pele dos seres humanos
- Entre prosas e livros: a literatura infantil negro-brasileira interroga, tensiona e expande o campo da literatura infantil brasileira
- A mídia impressa na promoção de discursos sobre políticas de igualdade racial : o negro e a revista Raça
- A mídia impressa na promoção de discursos sobre políticas de igualdade racial: o negro e a revista Raça
- Ideologia e política: a relação entre Estado e movimento social negro
- Algumas contribuições para um Programa de Estudos Afro-Brasileiros
- Raça e Estado democrático: o debate sociojurídico acerca das políticas de ação afirmativa no Brasil
- Representações sociais de estudantes negros: universidade e trabalho
- Nos meandros do processo de formação da identidade profissional de professoras e professores negros
- Formação de intelectuais negros e negras : a experiência de assessores/as educacionais para assuntos da comunidade negra no estado de São Paulo
- Representação do corpo do homem negro na dança: visibilidade e racialização acerca do Grupo de Dança Contemporânea "Filhos de Afrodite" Unemat/Cáceres - MT
- Potencialidades e limites de uma s.d. sobre eugenia: educação para as relações étnico-raciais e controvérsias científicas
- Comunidades de aprendizagem: contribuições da perspectiva dialógica para a construção positiva das identidades das crianças negras na escola
- Vidas negras e o livro didático: as Ciências da Natureza que estudam (qual) vida?
- O descentramento e a desracialização do nacional: estado, relações étnico-raciais e ações afirmativas no Brasil
- Professores de educação física: diversidade e práticas pedagógicas
- Evangelho segundo Racionais MC'S: ressignificações religiosas, políticas e estético-musicais nas narrativas do rap
- Mobilidade ascendente, identidade e estilos de vida do negro (a) no interior paulista: o caso de São Carlos e Araraquara
- Intelectuais insurgentes no campo da formação de professores/as
- Fundamentos da circulação de saberes nos espaços religiosos de matriz africana: análise no Ilê Alaketu Asè Omô Logunédè
- A pauta racial nas empresas brasileiras e as experiências raciais de trabalhadores/as negros/as do setor de tecnologia da informação e comunicação
- Capoeira na literatura infantil: contribuições para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER)
- Racismo na "família ferroviária": brancos e negros na Companhia Paulista em São Carlos
- Diálogos e tensões: o olhar de professoras negras e brancas sobre a constituição da identidade negra no contexto escolar
- Privilégio branco e a (im)possibilidade de implementação de políticas antirracistas: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
- Descentralizando narrativas: a resistência negra no ensino sobre a formação econômica e social do Brasil
- Descentralizando narrativas: a resistência negra no ensino sobre a formação econômica e social do Brasil
- (De)formados pela pele: a escola-periférica e a escola-excepcional fragmentada como (re)produtoras de desigualdades
- Manifesto Negro: experiências negras da formação à prática em terapia ocupacional
- A nação e seus outros: uma leitura subalterna de Os Sertões de Euclides da Cunha
- Avanços e desafios nas políticas de promoção de acesso e permanência de estudantes negros (cotistas) na UFSCar
- Espaços de cuidado terapêuticos ocupacionais como estratégias de resistência e promoção das ações afirmativas e da equidade racial nos espaços universitários
- Negro intelectual, intelectual negro ou negro-intelectual: considerações do processo de constituir-se negro-intelectual
- Quem tem a cor do lápis “cor de pele”? O apagamento da identidade e cultura de crianças negras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
- Jongo na escola: contribuições para e na educação das relações étnico-raciais
- Repercussões da experiência de racismo nas ocupações maternais de mulheres negras: estratégias de enfrentamento
- A Lei 12.711/12 e as expectativas educacionais de jovens negros do ensino médio público
- A educação para as relações étnico-raciais em um curso de Pedagogia: estudo de caso sobre a implantação da resolução CNE/CP 01/2004
- De ‘coisa’ a sujeito : o processo de construção da legislação antirracismo no Brasil e a luta política do movimento negro
- Algoritmos racistas: a representação das crianças negras da educação infantil nos bancos de imagens digitais
- Às vezes discutimos, às vezes ignoramos”: apropriação da categoria raça e repercussões do racismo nas famílias brasileiras
- Nossos livros foram discos": potencialidades pedagógicas do rap para a educação das relações étnico-raciais
- A memória em imagem: trajetórias de pessoas idosas negras e a representação midiática
- O Quilombismo de Abdias Nascimento: fundamentos para uma educação antirracista
- A literatura infantil na Educação das Relações Étnico-Raciais: uma análise sobre os Projetos Políticos-Pedagógicos das escolas de ensino fundamental de São Carlos/SP à luz da Lei n° 10.639/03
- Percepções de infância de crianças negras por professoras de educação infantil
- Feminismo negro e surdo: conhecendo suas raízes e lutas
- Enfrentamentos ao racismo e discriminações na educação superior: experiências de mulheres negras na construção da carreira docente
- Mulheres negras e seus cabelos: um estudo sobre questões estéticas e identitárias
- Resistência à mudança de atitude preconceituosa racial avaliada pelo paradigma de equivalência de estímulos
- Personagens negras infantis: retalhos de histórias
- Os intelectuais públicos negros e o processo de democratização da política brasileira (1985-2012)
- Quando a pauta é representação, vale mais identidades ou empreendedorismo de si? uma análise de youtubers negro(a/e)s brasileiro(a/e)s
- Música e movimento negro: em direção à diáspora
- Ação afirmativa e raça no Brasil: uma análise de enquadramento midiático do debate político contemporâneo sobre a redefinição simbólica da nação
- No interior da medida: punição e relações raciais no sistema socioeducativo na cidade de São Carlos
- Repensando o negro no debate da formação social brasileira: a contribuição de Joel Rufino dos Santos
- "My wild hair": a construção da identidade racial dentro (e através) do ensino de língua inglesa para crianças
- Cotas para negros em universidades públicas no Brasil: significados da política contemporânea de ação afirmativa
- Um estudo sobre as relações étnicorraciais na perspectiva das crianças pequenas
- Educação Infantil e a criança negra: análise das produções do PPGE UFSCar sobre as relações étnico-raciais na infância (2004-2018)
- A evolução humana na disciplina de Biologia e as relações étnico-raciais: aprendizagens a partir de uma intervenção educativa
- A educação eugenista latino-americana: correspondências entre os intelectuais brasileiros e argentinos nas décadas de 1920-1930
- Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento
- A nação mestiça está ameaçada? Análise pós-colonial do debate público sobre as ações afirmativas no Brasil
- Crianças negras em escolas de “alma branca” : um estudo sobre a diferença étnico-racial na educação infantil
- Transforme-se em você: práticas de significação em torno da diferença na publicidade de cosméticos para cabelos crespos e cacheados veiculada por mídias digitais
- Branquitude e ressignificação: novas propostas de análise
- Quilombolas na Pós-Graduação construindo Ebges de resistência - deslocamentos pessoais, coletivos, político-pedagógicos e pluriepistêmicos no Ensino Superior
- A nomeação como procedimento de constituição da identidade negra nos discursos sociais e nos documentos oficiais do Estado: um silenciamento da miscigenação
- Agenda
- Contato