UFSCar realiza I Simpósio de “Psicologia Histórico-Cultural e Relações Raciais”

Na próxima semana, entre os dias 9 e 10 de outubro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), receberá pesquisadoras e pesquisadores do I Simpósio de “Psicologia Histórico-Cultural e Relações Raciais”. O evento, que está sendo realizado pelo Departamento de Psicologia (DPsi – UFSCar), pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (GEPEC) e pelo Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), ocorrerá de forma presencial no Auditório do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP), área sul do campus São Carlos, e de forma remota com transmissão ao vivo pelo YouTube.
No primeiro dia do encontro, 9/10, das 19 horas às 22h30, será realizada a conferência “Diferenças e aproximações epistemológicas sobre raça e racismo”. O professor do Departamento de Saúde e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Deivison Faustino, e a psicóloga formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Margot Nandes da Cruz, são os convidados para discussão do tema.
No segundo dia, 10/10, o evento promoverá duas mesas de conversa. A primeira, das 14 horas às 17h30, discutirá o tema “Raça e Classe na formação da subjetividade brasileira", e terá como convidados o pesquisador nas áreas de desenvolvimento psicológico e da personalidade e relações raciais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP), Juliano Pereira Baltazar, e o professor do Departamento de Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP), Marcio Farias.
A segunda mesa acontecerá das 19 horas às 22h30, e debaterá o tema "Relações Raciais, Educação e Desenvolvimento Humano”, com a participação da professora da área de Psicologia da Educação na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Angelina Pandita-Pereira, o professor substituto na área de Psicologia Social: Trabalho e Organizações na UFSCar, Bruno Augusto da Silva Faria, e a professora associada da UFSCar, do Departamento Interdisciplinar de Formação Docente (DIFD/CECH), Maria do Carmo de Sousa.
O seminário tem como principal objetivo promover um espaço para a troca de sínteses provisórias entre marxismo, relações raciais e psicologia, buscando provocar pesquisadores da pós-graduação a incorporarem as relações raciais em suas investigações e instigar estudantes de graduação interessados no tema. Nesse sentido, o simpósio propõe divulgar algumas das sínteses já produzidas, fomentar o debate coletivo sobre conceitos, teorias e fundamentos relacionados à interface das relações raciais com a Psicologia Histórico-Cultural, além de oferecer caminhos introdutórios para pesquisas futuras.
As inscrições para o encontro estão abertas, e podem ser acessadas no site do evento (link externo). Para mais informações ou dúvidas acesse o instagram do I Simpósio de “Psicologia Histórico-Cultural e Relações Raciais” (link externo).